Pages

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Cação à Moda Venezuelana



Fica bem diferente com a banana comprida frita acompanhando. Aliás, ela faz parte do prato. Surgiu
 assim que recebí uma ligação telefônica de minha irmã lá da Venezuela. O meu cunhado Ivan queria
 falar comigo para me passar uma receita sua. Minha irmã falou : Ah, isso é coisa do Ivan, ele inventa tudo! Como assim inventa tudo? Ele vai colocando assim na doida mesmo os ingredientes e daí vai surgindo o prato. Olha menina, pensei que vc gostaria de fazer esse prato, ele disse. Então manda ver, falei.
(ele, passando a receita)
"O peixe é cação, mas tem que ser bem fresco, fica mais saboroso. Vai ao fogo só com água e sal por 5 minutos apenas depois que começar a ferver. Escorra a água e reserve depois de ter dado um banho de azeite nele ainda quente. Bote pra cozinhar batatas e cenouras em rodelas. Tem que ficar 'no dente'(ele fala assim mesmo!) Escorra a água e reserve. Faça um picadinho de aji dulce (pimenta de cheiro) bem miudinha, refogue com azeite e junte o cação desfiado. Coloca lá bastante colorau pra ficar
coradinho. Prove o sal. Faça um bechamel e junte um purê de batatas e 2 claras batidas em neve. Agora é só montar o prato. Refratário untado, camada de batata com cenoura, bechamel, recheio de cação refogado, bechamel, queijo parmeson ralado e por cima aquela banana grande frita em fatias na manteiga. Tem que ser frita na manteiga, menina. Enfeitar com azeitonas e levar ao forno, bla bla, bla..."
Marido foi correndo na peixaria comprar o danado do cação. Comprou também pimenta de cheiro que juntei com o pimentão chapéu que eu tinha na geladeira. Depois de todos os acompanhamentos picadinhos fui dar início à preparação do prato.

                                           (pimentão chapéu e pimenta de cheiro)


                                           (tudo picado miudinho)


                                              posta de cação já cozida em água e sal...

                     desfiado e refogado na pimenta de cheiro...

                                            fazendo uma camada de batatas e cenouras no refratário untado...

                                                molho bechamel...

                                             bechamel, purê de batatas e 2 claras em neve firme...

                                    metade do bechamel por cima da camada de batata e cenoura...


                                            refogad de cação por cima do bechamel...

Prato já finalizado com a outra metade do bechamel, bastante queijo parmesão ralado  , banana comprida frita na manteiga por cima e azeitonas verdes. Regar com azeite e levar ao forno médio por
30 minutos em temperatura média.


Vai aqui o meu agradecimento ao Chef Ivan Rurik, venezuelano e casado (sorte a dela!) com a minha
querida irmã Salette.

Olha Ivan,  a maravilhosa receita inventada  deu tão certo que já fiquei imaginando ela sendo preparada por vc aquí em casa. A camada crocante de queijo fez a diferença nessa prato aerado pelo bechamel fofíssimo. E combinou muito bem com a banana frita docinha.

Feliz Páscoa pra vocês!

                                                               Ivan  e  Salette

0 comentários:

Postar um comentário