Pages

sábado, 28 de julho de 2012

Baião de 2 ... de 3... de 4...

Quer ver Marido feliz? Faz um baião de 2 !  Surpresa para ele hoje. Entrei na cozinha e Marido
trabalhava na sala e de repente o cheirinho do pequí foi chegando lá pertinho dele que fala: - Não acredito! Baião de 2? Esse cheirinho me mata! e traz muitas saudades também, principalmente de mãe Rosinha que o preparava tão bem. Não tem como não lembrar dela, dando ordens na cozinha para que o baião ficasse um primor. Quase os últimos caroços de pequí (tá acabando!!!) e eu só o faço em " grandes ocasiões", mas hoje  do nada me deu vontade de prepará-lo. O feijão (de arrancar ) também é lá do mercado do Crato.
Ingredientes : feijão - arroz - pequi - carne de sol para a paçoca - leite - requeijão e queijo de coalho -
tomate - cebola - alho - pimentão - coentro - cebolinha, para o refogado.

Cozinhei o feijão com 8 caroços de pequí, água e sal. (2 xícaras). Lavei 2 xícaras de arroz e depois que o feijão já estava cozido, coloquei o arroz. Fiz um refogado com as verdurinhas e coloquei lá dentro da panela.
Mexí e remexí, provei o sal e depois de já quase seco o baião, coloquei cubinhos de queijo coalho. A quantidade dágua usada foi de 800 ml (fervendo)

1 kg de carne de sol dessalgada e escaldada - 1 cebola - 3 dentes de alho - farinha de mandioca 1/2 xícara.

Partí a carne em fatias e deixei na geladeira de um dia para o outro trocando a água. Escaldei por 3 vezes e depois coloquei na panela de pressão para amaciar a carne com 1/2 xícara dágua apenas. Depois que começa a apitar, abaixo o fogo e deixo por 25 minutos. Deixo sair a pressão e depois dourei a carne com rodelas de cebola. Retiro a metade da carne e coloco no liquidificador na função pulsar. Coloco numa frigideira 2 colheres de sopa de margarina, tantinho de colorau e o alho picadinho. Coloco a farinha de mandioca e a carne fesfiada. Dourei por 3 minutos apenas.

Pequizada - 8 caroços de pequí - 500 ml dágua - 2 colheres de sopa de margarina - 2 colheres de sopa de farinha de trigo - 
Coloquei os pequís na panela com água e sal poe 10 minutos. Coei o caldo e reservei . Numa panela, derretí a margarina e dourei a farinha de trigo. Coloquei o caldo dos pequís e mexí por 2 minutos. Coloquei os caroços dos poequís de volta à panela e juntei 2 colheres de sopa de requeijão. Provei o sal.











                                                   Melhor que isso só pirão de galinha !  hahahaha


          Nossa 1ª Medalha de Ouro nas Olimpíadas de Londres!
          Parabéns para SARAH  MENEZES judoca do Piauí , 22 anos na categoria  48kg.




Voce curte esportes? Eu curto bastante, fui atleta em tempos do colégio. Me emocionei ontem com a abertura das Olimpíadas de Londres e Sir Paul McCartney cantando Hey Jude. Lembrei da minha adolescencia, 15,16 anos... eu era (e continuo sendo!) muito feliz e sabia disso !!!





2 comentários:

  1. Oi Fafah
    Não sabia que baião de dois levava pequi.
    Por aqui, em Minas Gerais usa-se muito fazer no arroz puro, eu não gosto, nem do cheiro, acho muito enjoativo.
    Em compensação adoro carne de sol, é uma delícia.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi Cissa!

    Reconheço que eu também não gostava do cheirinho do pequí, mas agora eu adoro!
    Coloco em tudo quanto é comida : feijão, arroz, frango e com verduras.
    O pequí do Cariri é um pouco diferente ao do serrado que é menor e mais amarelinho.

    bjnhs

    ResponderExcluir