Pages

domingo, 1 de setembro de 2013

Pastel de Natas


Eu tenho uma receita bem antiga, tipo uns 60 anos,(com certeza ela tem mais que isso!) copiada do caderno da minha irmã Miriam e que constantemente aparecia como sobremesa lá em casa. Eu amava aquele gostinho de limão do creme naturalmente leve, pois naquele tempo não existia leite condensado e tampouco creme de leite. Tudo feito com leite de vaca , açúcar e raspinhas de limão. A massinha crocante e esfarelada
servia como base. Esse pastel que fiz hoje portanto já vem na versão "massa folhada" e recheio feito com creme de leite fresco. Quando criança eu ficava encucada porque ele era chamado de pastel se tinha o formato de empada! (hoje eu sei que ele nasceu em Portugal, portanto...)

Para a base crocante usei 1 rolo de massa folhada pronta e descongelada.
Abri e enrolei como um rolinho e levei de volta à geladeira para firmar.
Deixei por 1 hora. Retirei, cortei em 12 pedaços iguais e abri cada pedaço em uma forma de
empada (sem untar). Coloquei o recheio, levei de volta para a geladeira e deixei por 2 horas agora.

Recheio:
250ml de creme de leite fresco
4 gemas (peneiradas)
100grs de açúcar
1 colher de chá de farinha de trigo
raspas de 1 limão

Levei ao fogo para engrossar. Fogo baixo. Encorpou, desliguei o fogo e aí sim juntei as raspinhas
do limão.

Agora a parte mais importante : a temperatura do forno! Deverá estar beeemmm quente mesmo! Tipo , ligado antecipadamente por 30 minutos! Coloquei a bandeja com as formas e deixei nesse
fogo alto por 25 minutos..

Ao sair então, coloquei um tantinho de açúcar com canela.




                                                       massa de boa qualidade vai garantir o sabor viu!



















                                                                                creme do recheio











                                           Sairam assim, estufadões, mas depois abaixou !






3 comentários:

  1. Hummmmmmm.... Fafah, que manjar dos deuses, faço a ideia a delícia deste pastel de natas.
    O visual tá incrível.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  2. Oi amada!

    Fiquei louca pra privar esta maravilha!!!

    Receita nota 10!!!!

    Beijos!

    Selma

    ResponderExcluir
  3. Que beleza Fafah! Também sempre me perguntei porque tinham esse nome 'pastel' com aspecto de bolinho e agora sua postagem tirou minha dúvida de anosss. Beijos, Paula

    ResponderExcluir